*Raylene Rêgo
Execução: de 17 de Maio a julho de 2010
Envolvidos: Alunos Do CEJA- Centro Educacional Jorge Amado/ Juazeiro Bahia
Justificativa
O processo educacional necessita de alternativas, instrumentos, dinâmicas que visem incentiva, motivar, envolver os alunos diante dos conteúdos e temáticas importantes para a vida do “ser” cidadão. Portanto, a Copa do Mundo é um acontecimento que por si já mobiliza a população de maneira geral. É um momento em que todos acabam sendo envolvidos. É a oportunidade de valorização cultural, de descobertas de novos costumes.
A Copa do Mundo é caracterizada especificamente pelo futebol, que é revelado como uma paixão não só dos brasileiros, mas mundialmente valorizado.
Assim como muitas datas comemorativas, a Copa do Mundo também gera novas oportunidades de emprego. Aquece o comércio. Desperta nos educadores a oportunidade de movimentação em suas aulas, a oportunidade de envolver todos os alunos.
Na condição de Tema Transversal: a Copa do Mundo passa a ser um tema urgente, um tema social em destaque. Sendo que a grande vantagem é não só explorar o nosso Brasil, mas sim conhecer outras culturas, focar o olhar para outra Nação (sede dos jogos). Bem como, trabalhar outros temas transversais: Ética, Cidadania, Consumismo, Geração de emprego, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Respeito, Patriotismo, Religião, revelando a ação Interdisciplinar.
Diante de tamanha oportunidade, o Brasil pode ser melhor, compreendido e a África do Sul conhecida por meio das informações diversas disponíveis nos canais de comunicação.
Objetivo Abrangente
Valorizar a Pluralidade Cultural independe de crença, religião, sexo, idade, nacionalidade, classe econômica social, etc.
Objetivos Específicos
Conhecer e valorizar culturas distintas, mantendo contato com as mais variadas áreas: danças e coreografias específicas, melodias e músicas, hinos nacionais, vestimentas, bandeiras de cada nação, culinária.
Metodologia
Pesquisas, problematizações, hora da novidade (informação sobre a temática), entrevistas, exposições, ensaios musicais e coreográficos focados na África e no Brasil.
Áreas e temas afins
Ética:
Paz, União de distintas culturas, Respeito.
Meio ambiente:
Mudanças da paisagem ambiental, efeitos positivos e negativos com as construções em prol da Copa do Mundo.
Matemática:
Área total e formato (geometria) do Estado de futebol, espaços necessários para a realização dos jogos (campo), quantidade de pessoas dentro do estádio; impedimentos, faltas, cartões vermelhos e amarelos, gols, pênaltis; tabelas, gráficos para marcação e registro dos jogos, criar situações problemas envolvendo os acontecimentos durante a Copa 2010.
Línguas Portuguesa e Estrangeira
Expressões utilizadas no futebol pela população
Expressões técnicas utilizadas no futebol e pelos meios de comunicação: jornais, revistas, rádios, televisão.
Significado Interpretação dos hinos nacionais.
Nomes e apelidos dos jogadores e técnicos das seleções.
Dissertações
Músicas
Elaboração de um bloquinho de curiosidade envolvendo palavras em português e estrangeiras.
História
História da Copa do Mundo.
Em que ano o Brasil iniciou na Copa do Mundo.
Qual a maior quantidade de gols feitos pelo Brasil em Copas mundiais
Quem foram os primeiros jogadores da Seleção Brasileira(primeira copa)
Geografia
Espaço geográfico que abrigará a população que participará da Copa do Mundo.
Comparativos dos aspectos físicos, sociais, culturais, econômicos, políticos da África do Sul e do Brasil.
Construção de maquetes, de um novo mapa envolvendo todos os países participantes da copa 2010(um mapa com nome dos países, outro com as bandeiras dos países)
Ciências
Material utilizado, na confecção das roupas e uniformes.
Alimentação dos atletas em período de copa.
A adrenalina dos atletas durante as partidas de futebol.
Artes
Realização da Feira da Família 2010, focada na copa do mundo: ornamentação, coreografias, musicais, exposição de fotos, maquetes, notícias, confecção: do(s) mascote(s) da copa, bandeiras dos países participantes da copa 2010, brasões que simbolizam cada seleção.
Observação
Cada educador dispõe de planejamentos diários, valorizando a ação interdisciplinar e cumprindo os conteúdos anuais preestabelecidos.
________________
*Raylene Rêgo. Pedagoga. Especialista em Interdisciplinaridade. Pos Graduanda em Pedagogia Social.
Assessora do CEJA- Centro Educacional Jorge Amado/ Juazeiro Bahia.
e-mail: raylenerego@hotmail.com/ site: www.raylenerego.blogspot.com
Postado por Raylene Rêgo às 14:04
Atividades Realcionadas Pesquisadas com suas respectivas fontes de indicação
Atividades Realcionadas Pesquisadas com suas respectivas fontes de indicação