terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto: Preservando a Nossa Comunidade.

Um certo dia no ano de 1979 chegava ao bairro Tancredo Neves o senhor Arivaldo Antônio de Souza, conhecido como Ari.
O senhor Ari é policial aposentado e naquele ano foi sorteado pela URBES com uma casa, que fica na rua D, nº 10, no bairro Tancredo Neves. Ele conta que era um bairro com casas simples, ruas de terra, com poucas pessoas. O senhor Ari mora há 33 anos na comunidade.
Então os alunos do 2º ano juntamente com a profª Andréia resolveram convidar o senhor Ari para ir até a escola e contar a hirtótia do bairro.



 Senhor Arivaldo Antônio de Souza
                                                                                                                                                                                             

Projeto: Preservando a Nossa Comunidade.

Bairro é uma comunidade ou região dentro de uma cidade ou município, sendo a unidade mínima de urbanização existente na maioria das cidades do mundo.

História

Conforme estudos de Lewis Mumford, historiador estado-unidense, bairros eram uma forma mais rudimentar de organização populacional, sem qualquer preocupação política. Escavações feitas em cidades da antiguidade evidenciam a existência dessas comunidades. Nesse sentido, eles eram unidades independentes, maiores do que os núcleos familiares e não estavam directamente sob o controle alguma cidade ou estado.
Em algumas regiões pré-industriais, as funções básicas do município, como: proteção, regulamentação dos nascimentos e casamentos, limpeza e manutenção eram tratadas informalmente pelos bairros e não pelos governos municipais; este padrão era específico em cidades islâmicas.
Além de bairros, as cidades também tiveram distritos administrativos utilizados pelos cobradores de impostos, para manutenção de registros civis e controle social. Distritos Administrativos são geralmente maiores que os bairros e em alguns casos, no entanto, os distritos administrativos coincidiram com os mesmos. A exemplo de Xian, a capital chinesa na Dinastia Tang, seus bairros e distritos eram administrados por funcionários do estado.
Nas cidades pré-industriais possuíam muitas vezes algum grau de segregação ou diferenciação social. Bairros étnicos foram importantes em muitas cidades do passado e continuam sendo comuns nas cidades de hoje, como o bairro da Liberdade na cidade de São Paulo.
Um fator que contribuiu para o carácter distintivo de vizinhança e de coesão social nas cidades antigas foi o êxodo rural. Esse processo gerou o aumento populacional nos municípios fazendo com que os migrantes morassem próximo a parentes e conhecidos de seus passados rurais, havendo a formação de novas vilas.

Favela, bairro de lata ou musseque

Em geral os bairros podem ser formados por condomínios horizontais, representados por casas, mansões, sobrados, bangalôs e chalés, ou apresentar verticalização sendo representados pelos apartamentos e arranha-céus.
Situam-se em diversas áreas como: centro da cidade, próximo ao mesmo, nas periferias ou em áreas longínquas, nos subúrbios, sendo até mesmo polos turísticos, centros financeiros, industriais ou de serviços.
Podem ser abertos ao público ou privativos, apresentar arborização (bairro-jardim), planejamento urbano, associações de moradores, parques, praças, dentre outras características.
São habitados por todas as classes sociais, os que são destinados aos mais pobres da sociedade são chamados de favela ou bairro de lata e os redutos das elites, classes mais abastadas, de bairros nobres.