CEJA - Centro
Educacional Jorge Amado
Juazeiro Bahia
74 36121312
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Público
Alvo: Alunos do 2º ao 5º ano.
Execução:
Educadora Silvânia
Assessoria
Pedagógica: Raylene Rêgo
Palavras
chave: Leitura, Interpretação, Escrita.
Justificativa:
A leitura, a interpretação de texto de
diferentes formas e a escrita são dificuldades não só das disciplinas de Língua
Portuguesa e literatura, mas sim de todas as demais disciplinas.
Os alunos precisam ser capazes de compreender
qualquer tipo de texto. Necessitam ler e compreender o que visualizam e não
apenas decodificarem signos da língua e a literatura nesse contexto aparece
como contribuinte diante da formação dos novos leitores, por ser considerado
instrumento que pode incentivar e desenvolver hábitos de leitura auxiliar para
todas as áreas (disciplina).
Para tanto, o Projeto visa contar diversas
atividades; dentre elas: varal de leitura, roda de leitura, dramatizações, pesquisas,
Reconto da Literatura; Hora da novidade; bom dia coletivo; Oficinas.
Objetivo
Geral:
Motivar os educadores do CEJA, responsáveis pela
área de Literatura Infantil do Ensino Fundamental para que venham desenvolver
práticas didáticas pedagógicas voltadas ao incentivo da leitura e interpretação
de textos e gravuras literárias no espaço escolar. Bem como explorar
adequadamente os livros de literaturas adotados pela escola de acordo com cada
série.
Recursos
e meios para execução:
Os livros selecionados são da Editora Positivo, obedecendo
a série da criança.
- Para o
2º e 3º ano serão trabalhados os livros:
·
I
e II Unidades
Caraminholas
de Barrigapé. Autor: Marcos Bagno. Ilustrações: Cris Eich.
Editora Positivo, 2008.
·
III
e IV Unidades
A fiandeira de ouro. Autora: Sonia Junqueira. Ilustrações: Alexandre
Camanho. Editora Positivo, 2008.
- Para o
4º e 5º ano serão trabalhados os livros:
·
I
Unidade
Pequenas Confissões. Autora: Georgina Martins. Ilustrações: Salmo
Dansa. Editora Positivo, 2008.
·
II
Unidade
O Jogo das
moradas pulsantes. Autor:
Tadeu Pereira. Ilustrações: Rogério Coelho. Editora Positivo, 2008.
·
III
Unidade
________________________________________________________________________________________________________________________________
·
IV
Unidade
________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividades
Sugeridas para o 2º e 3º anos
I unidade
·
Atividade I/ Unidade I:
Varal de Leitura
A professora fará fichas padronizadas para que
cada criança pesquisa apenas uma palavra e leve para o varal de leitura. Assim
durante a semana as crianças deverão ser incentivadas a consultarem as palavras
pesquisadas para enriquecimento do seu vocabulário e socialização na semana
posterior.
- Pesquisa
em dicionário das seguintes palavras:
1- Caracol
2- Caramanchão
3- Carambola
4- Camelo
5- Caraminhola
6- Caramujo
7- Lesma
8- Centopéia
9- Louva-a-deus
10- Tatuí
11- Gastrópode
12-
Risadagem
13- Brejo
14-
Preconceito
15-
Borboletear
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Caracol
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Caramanchão
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Carambola
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Camelo
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Caraminhola
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Caramujo
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Lesma
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Centopéia
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Louva-a-deus
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Tatuí
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Gastrópode
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Risadagem
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Brejo
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Preconceito
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Boboletear
|
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________
Educadora:_________________________________
Atividade
II
Unidades I e II: Varal de Leitura
A professora orientará a turma para que cada
aluno leia em casa ou em momentos na própria escola as páginas por ela
sugerida.
As páginas deverão ser as mesmas para todos os
alunos, para que na roda de leitura todos socializem o que compreenderam.
As
paginas ficarão assim estabelecidas para cada dia:
I Unidade
·
Páginas
3 a 5
·
Páginas
6 a 8
·
Páginas
9 a 11
·
Páginas
12 e 13
·
Páginas
14 a 16
II Unidade
·
Páginas
17 a 19 (Sendo que as p. 17 e 19, referem-se só à leitura de imagem)
·
Páginas
20 a 22
·
Páginas
23 (leitura de imagem) a 25
·
Páginas
26 a 29
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade III
Unidade II: Leitura e Interpretação Individual
A professora criará questões abertas
significativas a partir da Literatura: Caraminholas de Barrigapé, já explorada
de diferentes formas a partir da Unidade I.
As crianças registrarão suas respostas e depois
debaterão em sala de aula.
A professora avaliará as respostas individuais e
coletivas registradas pelas crianças.
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
IV
Unidade II: Recriando e Reinventando
A professora orientará as crianças para que
individualmente, recriem ou recontem a Literatura explorada.
Serão necessárias 4 (quatro) folhas de ofício verdes
dobradas ao meio, perfazendo uma total de 16 páginas. Ou seja, 14, porque uma
folha servirá de capa para o material.
A própria reproduzirá, colocará o nome do autor
e ilustrador. E acrescerá o seu nome logo no final da página com o seguinte
título:
RECRIAÇÃO: (Nome do
aluno)
OU SEJA
AUTORIA: Marcos Bagno
ILUSTRAÇÃO: Cris Eich
RECRIAÇÃO: Nome do aluno
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
V
Unidade II: Lendo, Interpretando,
Dramatizando.
A professora organizará uma dramatização com a
turma, em cima da história.
Podem ser utilizadas caracterizações de
personagens, fantoches, dedoches, avental, musicas, cartazes, dentre outros
para culminância.
Vale ressaltar que a (s) atividade(s) escolhida
(s), será socializada com toda a comunidade escolar, como Hora da Novidade, Bom
dia Coletivo ou Hora do Conto.
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade
I: Varal de Leitura
a) Lendo e Compreendendo o significado da imagem
da página 8/ Registre a sua compreensão fazendo uso da escrita:
____________________________________________________
|
b) Olhe a gravura da página 7.
Pegue
em sua casa, um sabonete ainda fechado que você, ou alguém da sua família
costuma usar.
Observe o que está escrito na embalagem (em especial a fragrância) do
sabonete.
Registre:
1- Qual a fragrância do
sabonete que você pesquisou em casa?
___________________________________________________________________
2- Encontre em livros ou
dicionário o significado da fragrância que você registrou na questão acima:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observação: A atividade I deverá ser exposta no
varal de leitura para que cada aluno escolha uma diferente da sua para fazer a
leitura individual e silenciosa. Pode se levada para casa.
No dia seguinte as atividades serão socializadas
e todas as crianças se posicionarão expressando o registro do colega na
atividade; já que não está mais com a sua produção e sim com a do outro
(aluno).
A atividade possibilitará a identificação de
semelhanças e diferenças entre os pensamentos e interpretações.
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade
II:
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade
III:
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade
IV:
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade
V:
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade
VI:
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade
VII: