domingo, 30 de maio de 2010

Projeto Literatura Infantil/ 2010


CEJA - Centro Educacional Jorge Amado
Juazeiro Bahia
74 36121312

Projeto Literatura Infantil/ 2010

Público Alvo: Alunos do 2º ao 5º ano.
Execução: Educadora Silvânia
Assessoria Pedagógica: Raylene Rêgo

Palavras chave: Leitura, Interpretação, Escrita.


Justificativa:
A leitura, a interpretação de texto de diferentes formas e a escrita são dificuldades não só das disciplinas de Língua Portuguesa e literatura, mas sim de todas as demais disciplinas.
Os alunos precisam ser capazes de compreender qualquer tipo de texto. Necessitam ler e compreender o que visualizam e não apenas decodificarem signos da língua e a literatura nesse contexto aparece como contribuinte diante da formação dos novos leitores, por ser considerado instrumento que pode incentivar e desenvolver hábitos de leitura auxiliar para todas as áreas (disciplina).
Para tanto, o Projeto visa contar diversas atividades; dentre elas: varal de leitura, roda de leitura, dramatizações, pesquisas, Reconto da Literatura; Hora da novidade; bom dia coletivo; Oficinas.

Objetivo Geral:
Motivar os educadores do CEJA, responsáveis pela área de Literatura Infantil do Ensino Fundamental para que venham desenvolver práticas didáticas pedagógicas voltadas ao incentivo da leitura e interpretação de textos e gravuras literárias no espaço escolar. Bem como explorar adequadamente os livros de literaturas adotados pela escola de acordo com cada série.


Recursos e meios para execução:
Os livros selecionados são da Editora Positivo, obedecendo a série da criança.
- Para o 2º e 3º ano serão trabalhados os livros:



·        I e II Unidades

Caraminholas de Barrigapé.  Autor: Marcos Bagno. Ilustrações: Cris Eich. Editora Positivo, 2008.

·        III e IV Unidades

A fiandeira de ouro. Autora: Sonia Junqueira. Ilustrações: Alexandre Camanho. Editora Positivo, 2008.

- Para o 4º e 5º ano serão trabalhados os livros:

·        I Unidade

Pequenas Confissões. Autora: Georgina Martins. Ilustrações: Salmo Dansa. Editora Positivo, 2008.

·        II Unidade

O Jogo das moradas pulsantes. Autor: Tadeu Pereira. Ilustrações: Rogério Coelho. Editora Positivo, 2008.

·        III Unidade
________________________________________________________________________________________________________________________________


·        IV Unidade
________________________________________________________________________________________________________________________________
                                                                       












Atividades Sugeridas para o 2º e 3º anos
I unidade

·        Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura

A professora fará fichas padronizadas para que cada criança pesquisa apenas uma palavra e leve para o varal de leitura. Assim durante a semana as crianças deverão ser incentivadas a consultarem as palavras pesquisadas para enriquecimento do seu vocabulário e socialização na semana posterior.

- Pesquisa em dicionário das seguintes palavras:

1- Caracol
2- Caramanchão
3- Carambola
4- Camelo
5- Caraminhola
6- Caramujo
7- Lesma
8- Centopéia
9- Louva-a-deus
10- Tatuí
11- Gastrópode
12- Risadagem
13- Brejo
14- Preconceito
15- Borboletear

















Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura

Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caracol






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caramanchão






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Carambola






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________



Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura

Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Camelo






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caraminhola





Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________





Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caramujo






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Lesma






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura

Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Centopéia






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Louva-a-deus






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Tatuí





Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Gastrópode






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Risadagem






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura



Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Brejo






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________



Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Preconceito






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Boboletear






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:







Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Atividade II
 Unidades I e II: Varal de Leitura

A professora orientará a turma para que cada aluno leia em casa ou em momentos na própria escola as páginas por ela sugerida.
As páginas deverão ser as mesmas para todos os alunos, para que na roda de leitura todos socializem o que compreenderam.
As paginas ficarão assim estabelecidas para cada dia:

          I Unidade
·        Páginas 3 a 5
·        Páginas 6 a 8
·        Páginas 9 a 11
·        Páginas 12 e 13
·        Páginas 14 a 16



          II Unidade
·        Páginas 17 a 19 (Sendo que as p. 17 e 19, referem-se só à leitura de imagem)
·        Páginas 20 a 22
·        Páginas 23 (leitura de imagem) a 25
·        Páginas 26 a 29













Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade III
 Unidade II: Leitura e Interpretação Individual

A professora criará questões abertas significativas a partir da Literatura: Caraminholas de Barrigapé, já explorada de diferentes formas a partir da Unidade I.

As crianças registrarão suas respostas e depois debaterão em sala de aula.

A professora avaliará as respostas individuais e coletivas registradas pelas crianças.



Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade IV
 Unidade II: Recriando e Reinventando

A professora orientará as crianças para que individualmente, recriem ou recontem a Literatura explorada.

Serão necessárias 4 (quatro) folhas de ofício verdes dobradas ao meio, perfazendo uma total de 16 páginas. Ou seja, 14, porque uma folha servirá de capa para o material.

A própria reproduzirá, colocará o nome do autor e ilustrador. E acrescerá o seu nome logo no final da página com o seguinte título:

RECRIAÇÃO: (Nome do aluno)

OU SEJA

AUTORIA: Marcos Bagno
ILUSTRAÇÃO: Cris Eich
RECRIAÇÃO: Nome do aluno





Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade V
 Unidade II: Lendo, Interpretando, Dramatizando.


A professora organizará uma dramatização com a turma, em cima da história.
Podem ser utilizadas caracterizações de personagens, fantoches, dedoches, avental, musicas, cartazes, dentre outros para culminância.
Vale ressaltar que a (s) atividade(s) escolhida (s), será socializada com toda a comunidade escolar, como Hora da Novidade, Bom dia Coletivo ou Hora do Conto.






























Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade I: Varal de Leitura

a) Lendo e Compreendendo o significado da imagem da página 8/ Registre a sua compreensão fazendo uso da escrita:







____________________________________________________


b) Olhe a gravura da página 7.
     Pegue em sua casa, um sabonete ainda fechado que você, ou alguém da sua família costuma usar.
     Observe o que está escrito na embalagem (em especial a fragrância) do sabonete.
     Registre:
1-     Qual a fragrância do sabonete que você pesquisou em casa?

___________________________________________________________________

2-     Encontre em livros ou dicionário o significado da fragrância que você registrou na questão acima:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Observação: A atividade I deverá ser exposta no varal de leitura para que cada aluno escolha uma diferente da sua para fazer a leitura individual e silenciosa. Pode se levada para casa.

No dia seguinte as atividades serão socializadas e todas as crianças se posicionarão expressando o registro do colega na atividade; já que não está mais com a sua produção e sim com a do outro (aluno).

A atividade possibilitará a identificação de semelhanças e diferenças entre os pensamentos e interpretações.























Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade II:


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade III:

Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade IV:


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade V:


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade VI:

Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade VII:

sábado, 29 de maio de 2010

DESENHO INFANTIL passo a passo

Como desenhar um elefante em cinco etapas
por Editores da Publications International Ltd - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Com sua tromba distinta e suas presas – sem mencionar seu tamanho impressionante – o elefante é um bom personagem para a lista de animais que você pode aprender a desenhar.

Nesse artigo, você aprenderá como desenhar o elefante abaixo. Faça o desenho a mão livre enquanto olha para a tela do computador ou imprima essa página para olhar mais atentamente cada passo.
Aprenda a desenhar um elefante seguindo o passo a passo e os   diagramas. Veja mais imagens de animais da África.
©Publications International, Ltd.
Aprenda a desenhar um elefante seguindo o passo a passo e os diagramas. Veja mais imagens de animais da África.

Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para aprender exatamente o que desenhar em cada passo. As linhas desenhadas nas etapas anteriores são mostradas em cinza. A seguir, você encontrará uma ilustração para cada passo e a descrição de como fazer o desenho.


Como desenhar um elefante em cinco etapas
por Editores da Publications International Ltd - traduzido por HowStuffWorks Brasil

1. Desenhe dois círculos

Aprenda a desenhar um elefante
Desenhe uma forma oval para o corpo e um círculo sobreposto para a cabeça.

As pernas são as próximas – e não se esqueça das orelhas caídas...


2. Acrescente as orelhas e as pernas

Aprenda a desenhar um elefante
Desenhe quatro retângulos arredondados para as pernas. Depois, acrescente dois triângulos com os cantos redondos para as orelhas.

O rabo e a tromba darão vida ao elefante.


3. Desenhe a tromba e o rabo

Aprenda a desenhar um elefante
Desenhe algumas linhas curvas para fazer a tromba e o rabo. Coloque uma forma oval na ponta do rabo e acrescente formatos de bumerangues perto da tromba para as presas, uma de cada lado.

Os pequenos detalhes finais irão aperfeiçoar seu elefante.

4. Acrescente os detalhes

Aprenda a desenhar um elefante
Desenhe formas ovais para os olhos e para as pupilas. Adicione algumas linhas curvas entre a tromba e as presas para mostrar a boca. Faça detalhes para as orelhas e os dedos dos pés. Desenhe sobrancelhas e algum pelo na cabeça.

Na última etapa, você dará vida ao seu elefante.

5. Finalize com a caneta

Aprenda a desenhar um elefante
Trace com a caneta as linhas que você quer manter e apague as linhas extras.

Você fez isso! Dê um passo para trás e veja seu desenho finalizado. Depois colora com lápis de cor, canetinhas, giz de cera ou até tinta.

Sugestão encontrada em www.raylenerego.blogspot.com

III Feria da Família: Copamado Descobrindo Valores

Fique Atento!
Dia 12 de Junho/ 2010 será realizada a nossa Feira da Família. O evento foi implantado em 2008 e devido ao seu sucesso estamos no 3º ano de realização.
A Feira da Família reúne artesãos e profissionais de diversos ramos, oportunizando a divulgação de belíssimos trabalhos.
Em breve divulgaremos a Programação.
Um abraço,
Equipe CEJA.












terça-feira, 18 de maio de 2010

Projeto Copa do Mundo 2010:

Copamado Descobrindo Valores
*Raylene Rêgo

Execução: de 17 de Maio a julho de 2010
Envolvidos: Alunos Do CEJA- Centro Educacional Jorge Amado/ Juazeiro Bahia

Justificativa  
O processo educacional necessita de alternativas, instrumentos, dinâmicas que visem incentiva, motivar, envolver os alunos diante dos conteúdos e temáticas importantes para a vida do “ser” cidadão. Portanto, a Copa do Mundo é um acontecimento que por si já mobiliza a população de maneira geral. É um momento em que todos acabam sendo envolvidos. É a oportunidade de valorização cultural, de descobertas de novos costumes. A Copa do Mundo é caracterizada especificamente pelo futebol, que é revelado como uma paixão não só dos brasileiros, mas mundialmente valorizado. Assim como muitas datas comemorativas, a Copa do Mundo também gera novas oportunidades de emprego. Aquece o comércio. Desperta nos educadores a oportunidade de movimentação em suas aulas, a oportunidade de envolver todos os alunos. Na condição de Tema Transversal: a Copa do Mundo passa a ser um tema urgente, um tema social em destaque. Sendo que a grande vantagem é não só explorar o nosso Brasil, mas sim conhecer outras culturas, focar o olhar para outra Nação (sede dos jogos). Bem como, trabalhar outros temas transversais: Ética, Cidadania, Consumismo, Geração de emprego, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Respeito, Patriotismo, Religião, revelando a ação Interdisciplinar. Diante de tamanha oportunidade, o Brasil pode ser melhor, compreendido e a África do Sul conhecida por meio das informações diversas disponíveis nos canais de comunicação.  

Objetivo Abrangente
Valorizar a Pluralidade Cultural independe de crença, religião, sexo, idade, nacionalidade, classe econômica social, etc.  

Objetivos Específicos  
Conhecer e valorizar culturas distintas, mantendo contato com as mais variadas áreas: danças e coreografias específicas, melodias e músicas, hinos nacionais, vestimentas, bandeiras de cada nação, culinária. Metodologia Pesquisas, problematizações, hora da novidade (informação sobre a temática), entrevistas, exposições, ensaios musicais e coreográficos focados na África e no Brasil. 

Áreas e temas afins  

Ética:  
Paz, União de distintas culturas, Respeito.  

Meio ambiente: 
Mudanças da paisagem ambiental, efeitos positivos e negativos com as construções em prol da Copa do Mundo. 

Matemática:  
Área total e formato (geometria) do Estado de futebol, espaços necessários para a realização dos jogos (campo), quantidade de pessoas dentro do estádio; impedimentos, faltas, cartões vermelhos e amarelos, gols, pênaltis; tabelas, gráficos para marcação e registro dos jogos, criar situações problemas envolvendo os acontecimentos durante a Copa 2010.  

Línguas Portuguesa e Estrangeira 
Expressões utilizadas no futebol pela população Expressões técnicas utilizadas no futebol e pelos meios de comunicação: jornais, revistas, rádios, televisão. Significado Interpretação dos hinos nacionais. Nomes e apelidos dos jogadores e técnicos das seleções. Dissertações Músicas Elaboração de um bloquinho de curiosidade envolvendo palavras em português e estrangeiras.  
História  
História da Copa do Mundo. Em que ano o Brasil iniciou na Copa do Mundo. Qual a maior quantidade de gols feitos pelo Brasil em Copas mundiais Quem foram os primeiros jogadores da Seleção Brasileira(primeira copa)  
Geografia 
Espaço geográfico que abrigará a população que participará da Copa do Mundo. Comparativos dos aspectos físicos, sociais, culturais, econômicos, políticos da África do Sul e do Brasil. Construção de maquetes, de um novo mapa envolvendo todos os países participantes da copa 2010(um mapa com nome dos países, outro com as bandeiras dos países)
Ciências 
Material utilizado, na confecção das roupas e uniformes. Alimentação dos atletas em período de copa. A adrenalina dos atletas durante as partidas de futebol.  
Artes  
Realização da Feira da Família 2010, focada na copa do mundo: ornamentação, coreografias, musicais, exposição de fotos, maquetes, notícias, confecção: do(s) mascote(s) da copa, bandeiras dos países participantes da copa 2010, brasões que simbolizam cada seleção. 

Observação 
Cada educador dispõe de planejamentos diários, valorizando a ação interdisciplinar e cumprindo os conteúdos anuais preestabelecidos. 

________________ 
*Raylene Rêgo. Pedagoga. Especialista em Interdisciplinaridade. Pos Graduanda em Pedagogia Social. Assessora do CEJA- Centro Educacional Jorge Amado/ Juazeiro Bahia. e-mail: raylenerego@hotmail.com/ site: www.raylenerego.blogspot.com Postado por Raylene Rêgo às 14:04

Atividades Realcionadas Pesquisadas com suas respectivas fontes de indicação

sexta-feira, 11 de junho de 2010


Tabela da Copa do Mundo Grupo A


Tabela da Copa do Mundo Grupo E



Tabela da Copa do Mundo Grupo F


Tabela da Copa do Mundo Grupo G


Todas as Bandeiras dos Paises da Copa do Mundo

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/ Calendários de junho Fonte: www.carinharte.blogspot.com Mais atividades Copa do Mundo Fontes: http://www.amigasdaedu.blogspot.com/ http://www.misturadealegria.blogspot.com Atividades Copa do Mundo 2010 Mascote Zakumi para pintar: Mascotes das Copas desde o ano de 1966 às 5:09 AM Marcadores: Copa do mundo domingo, 9 de maio de 2010 Atividades de alfabetização http://wwwatividadesescolares.blogspot.com/