sexta-feira, 2 de julho de 2010

Semana Pedagógica: CEJA Aprimorando Valores

De 28/06 a 01/07

1º Dia: A Importância da Dinâmica em Sala de Aula
Coordenadora Pedagógica Andreia Ramos


2º Dia: Mudanças ortográficas
Prof. Anatalia Vieira













3º Dia: Qual a contribuição do Psicopedagogo no ambiente escolar
Psicopedagoga Socorro Bernardes








O CEJA agradece a
significativa participação solidária da Profª Socorro em relação a problemática da psicopedagogia direcionada a alunos e professores.
A nossa equipe agradece a sua disponibilidade e dedicação.


4º Dia: Finalidades e Importância do PPP 2010
Profª Raylene Rêgo

















Que Sintonia e que Maravilha foi Interpretarmos essa música após estudo e reavaliação do PPP da Instituição.


Como Uma Onda

Composição: Lulu Santos / Nelson Motta

Projeto o que foi sei lá
De novo do jeito que já vi um dia
Tudo muda
Tudo sempre mudará

O ensino vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No Ensino

Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta prática lá fora
Aqui dentro sempre

Com uma dúvida no ar
Com uma dúvida no ar
Com uma duvida no ar
Com uma duvida no ...

Nada do que foi será
De novo do jeito
Que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

O Ensino vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No Ensino

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta prática lá fora
Aqui dentro sempre

Com uma dúvida no ar
Com uma dúvida no ar
Com uma duvida no ar
Com uma duvida no ar
Com uma duvida no ar
Com uma duvida no ar

Adaptação: Raylene Rêgo. Semana Pedagógica do CEJA (II semestre 2010). raylenerego@hotmail.com/ www.raylenerego.blogspot.com

Deus ilumine a cada dia o seu caminhar.

III – Missão do CEJA

Contribuir constantemente com a melhoria das condições educacionais da comunidade, visando assegurar uma educação de qualidade aos educandos por meio de um ambiente inovador, problematizador, dinamizador, que resgata, valoriza e vivencia o respeito ao outro.

IV - Objetivo Amplo do CEJA

Desenvolver trabalhos e realizar atividades que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças do Ensino Infantil (Educação Infantil) e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, considerando os aspectos: físico-motor, sócio-afetivo e intelectual que possibilitam o aprimoramento de suas competências e habilidades individuais e coletivas.

Referencial da Instituição


O PPP do CEJA está pautado nos Planejamentos Estratégico e Participativo defendidos por Danilo Gandin e Carlos Henrique Carrilho Cruz; e na Pedagogia de Projetos, que teve como precursor John Dewey.


A Proposta de Planejamento Estratégico e Participativo leva a identificação do Marco Operativo de cada área de atuação e assim transforma a avaliação em instrumento de crescimento para toda a equipe em seus diferentes setores.

A proposta adotada pelo CEJA incentiva a ação participativa e a teoria logo passa a ser algo prático e real.

CEJA, Educando para Vida.

Rua D, 11B, Tancredo Neves. Juazeiro Bahia. (74) 36121312

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Recesso

De 14/06 a 04/07
De 28/06 a 02/07 - Semana Pedagógica
Dia 05/07- Retorno às aulas

Semana Pedagógica 2010 CEJA

II Semestre

Período: De 30/06 a 05/07/2010

Atenção!

A Semana Pedagógica foi elaborada de acordo com os temas sugeridos pelos educadores na última Assessoria Pedagógica do I semestre. O CEJA preza pela participação de todos envolvidos diante do processo educativo.

O PPP da Instituição é claro no que diz respeito à filosofia, meta, objetivo, fundamentação teórica e metodologia adotada, por isso procura construir suas atividades e ações por meio da Pedagogia de Projeto e do Planejamento Participativo.


Dia

Horário

Temática

Facilitadora/ Mediadora

Observação

28/06

7h30 as 9h15

Acolhida aos professores

X

Andreia Ramos

Coordenação

Pedagógica

Abertura da Semana Pedagógica

28/06

9h15 as 9h30

Entrega de pastas e crachás da Semana Pedagógica

Leonarda Gomes

Setor Pessoal


29/06

7h30 as 9h30

A Nova Ortografia

Anatalia Gomes


29/06

9h45 as 11h30

Oficina Ortográfica

Anatalia Gomes


30/06

7h30 as 9h30-

Palestra :

Qual a contribuição do Psicopedagogo no ambiente escolar

Psicopedagoga Socorro Bernardes


30/06

9h45 as 11h30

Direcionamento

Psicopedagógico

para o

II Semestre

Psicopedagoga Socorro Bernardes


01/07

7h30 as 9h30-

Palestra: A Impotância do PPP para as Instituições

Assessora Pedagógica

Raylene Rêgo


02/07

A partir de 8h

Organização do ambiente

Coordenação Pedagógico

X

Educadores



domingo, 13 de junho de 2010

Dia dos Pais 2010

fonte: http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/06/mais-atividades-para-o-dia-dos-pais/

Mais atividades para a semana dos pais.








fonte: http://gimenes-gentequeduca.blogspot.com/2008/07/atividades-sobre-o-dia-dos-pais.html

Desenhos para colorir
Material: Folha impressa/ Lápis de cor

Lembrando que estas são apenas sugestões de atividades escolares para o Dia dos Pais, você também pode criar a sua.
Abaixo, você encontrar algumas atividades escolares para o Dia dos Pais infantis, assim como desenhos para colorir e pintar, veja:

sexta-feira, 11 de junho de 2010

III Feira da Família

 CONVITE


O CEJA- CENTRO EDUCACIONAL JORGE AMADO

REALIZA NESTE SÁBADO, DIA 12 DE JUNHO, A PARTIR DAS 17H
A SUA III FEIRA DA FAMÍLIA
ESSE ANO A FEIRA TRAZ O TEMA:
"COPAMADO DESCOBRINDO VALORES"

domingo, 30 de maio de 2010

Projeto Literatura Infantil/ 2010


CEJA - Centro Educacional Jorge Amado
Juazeiro Bahia
74 36121312

Projeto Literatura Infantil/ 2010

Público Alvo: Alunos do 2º ao 5º ano.
Execução: Educadora Silvânia
Assessoria Pedagógica: Raylene Rêgo

Palavras chave: Leitura, Interpretação, Escrita.


Justificativa:
A leitura, a interpretação de texto de diferentes formas e a escrita são dificuldades não só das disciplinas de Língua Portuguesa e literatura, mas sim de todas as demais disciplinas.
Os alunos precisam ser capazes de compreender qualquer tipo de texto. Necessitam ler e compreender o que visualizam e não apenas decodificarem signos da língua e a literatura nesse contexto aparece como contribuinte diante da formação dos novos leitores, por ser considerado instrumento que pode incentivar e desenvolver hábitos de leitura auxiliar para todas as áreas (disciplina).
Para tanto, o Projeto visa contar diversas atividades; dentre elas: varal de leitura, roda de leitura, dramatizações, pesquisas, Reconto da Literatura; Hora da novidade; bom dia coletivo; Oficinas.

Objetivo Geral:
Motivar os educadores do CEJA, responsáveis pela área de Literatura Infantil do Ensino Fundamental para que venham desenvolver práticas didáticas pedagógicas voltadas ao incentivo da leitura e interpretação de textos e gravuras literárias no espaço escolar. Bem como explorar adequadamente os livros de literaturas adotados pela escola de acordo com cada série.


Recursos e meios para execução:
Os livros selecionados são da Editora Positivo, obedecendo a série da criança.
- Para o 2º e 3º ano serão trabalhados os livros:



·        I e II Unidades

Caraminholas de Barrigapé.  Autor: Marcos Bagno. Ilustrações: Cris Eich. Editora Positivo, 2008.

·        III e IV Unidades

A fiandeira de ouro. Autora: Sonia Junqueira. Ilustrações: Alexandre Camanho. Editora Positivo, 2008.

- Para o 4º e 5º ano serão trabalhados os livros:

·        I Unidade

Pequenas Confissões. Autora: Georgina Martins. Ilustrações: Salmo Dansa. Editora Positivo, 2008.

·        II Unidade

O Jogo das moradas pulsantes. Autor: Tadeu Pereira. Ilustrações: Rogério Coelho. Editora Positivo, 2008.

·        III Unidade
________________________________________________________________________________________________________________________________


·        IV Unidade
________________________________________________________________________________________________________________________________
                                                                       












Atividades Sugeridas para o 2º e 3º anos
I unidade

·        Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura

A professora fará fichas padronizadas para que cada criança pesquisa apenas uma palavra e leve para o varal de leitura. Assim durante a semana as crianças deverão ser incentivadas a consultarem as palavras pesquisadas para enriquecimento do seu vocabulário e socialização na semana posterior.

- Pesquisa em dicionário das seguintes palavras:

1- Caracol
2- Caramanchão
3- Carambola
4- Camelo
5- Caraminhola
6- Caramujo
7- Lesma
8- Centopéia
9- Louva-a-deus
10- Tatuí
11- Gastrópode
12- Risadagem
13- Brejo
14- Preconceito
15- Borboletear

















Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura

Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caracol






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caramanchão






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Carambola






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________



Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura

Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Camelo






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caraminhola





Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________





Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Caramujo






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Lesma






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura

Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Centopéia






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Louva-a-deus






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Tatuí





Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Gastrópode






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Risadagem






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura



Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Brejo






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________



Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Preconceito






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:
Boboletear






Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________




Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade I/ Unidade I: Varal de Leitura


Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o significado da palavra:







Aluno(a):__________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Data:__________________ Educadora:_________________________________
Atividade II
 Unidades I e II: Varal de Leitura

A professora orientará a turma para que cada aluno leia em casa ou em momentos na própria escola as páginas por ela sugerida.
As páginas deverão ser as mesmas para todos os alunos, para que na roda de leitura todos socializem o que compreenderam.
As paginas ficarão assim estabelecidas para cada dia:

          I Unidade
·        Páginas 3 a 5
·        Páginas 6 a 8
·        Páginas 9 a 11
·        Páginas 12 e 13
·        Páginas 14 a 16



          II Unidade
·        Páginas 17 a 19 (Sendo que as p. 17 e 19, referem-se só à leitura de imagem)
·        Páginas 20 a 22
·        Páginas 23 (leitura de imagem) a 25
·        Páginas 26 a 29













Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade III
 Unidade II: Leitura e Interpretação Individual

A professora criará questões abertas significativas a partir da Literatura: Caraminholas de Barrigapé, já explorada de diferentes formas a partir da Unidade I.

As crianças registrarão suas respostas e depois debaterão em sala de aula.

A professora avaliará as respostas individuais e coletivas registradas pelas crianças.



Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade IV
 Unidade II: Recriando e Reinventando

A professora orientará as crianças para que individualmente, recriem ou recontem a Literatura explorada.

Serão necessárias 4 (quatro) folhas de ofício verdes dobradas ao meio, perfazendo uma total de 16 páginas. Ou seja, 14, porque uma folha servirá de capa para o material.

A própria reproduzirá, colocará o nome do autor e ilustrador. E acrescerá o seu nome logo no final da página com o seguinte título:

RECRIAÇÃO: (Nome do aluno)

OU SEJA

AUTORIA: Marcos Bagno
ILUSTRAÇÃO: Cris Eich
RECRIAÇÃO: Nome do aluno





Projeto Literatura Infantil/ 2010
Atividade V
 Unidade II: Lendo, Interpretando, Dramatizando.


A professora organizará uma dramatização com a turma, em cima da história.
Podem ser utilizadas caracterizações de personagens, fantoches, dedoches, avental, musicas, cartazes, dentre outros para culminância.
Vale ressaltar que a (s) atividade(s) escolhida (s), será socializada com toda a comunidade escolar, como Hora da Novidade, Bom dia Coletivo ou Hora do Conto.






























Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade I: Varal de Leitura

a) Lendo e Compreendendo o significado da imagem da página 8/ Registre a sua compreensão fazendo uso da escrita:







____________________________________________________


b) Olhe a gravura da página 7.
     Pegue em sua casa, um sabonete ainda fechado que você, ou alguém da sua família costuma usar.
     Observe o que está escrito na embalagem (em especial a fragrância) do sabonete.
     Registre:
1-     Qual a fragrância do sabonete que você pesquisou em casa?

___________________________________________________________________

2-     Encontre em livros ou dicionário o significado da fragrância que você registrou na questão acima:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Observação: A atividade I deverá ser exposta no varal de leitura para que cada aluno escolha uma diferente da sua para fazer a leitura individual e silenciosa. Pode se levada para casa.

No dia seguinte as atividades serão socializadas e todas as crianças se posicionarão expressando o registro do colega na atividade; já que não está mais com a sua produção e sim com a do outro (aluno).

A atividade possibilitará a identificação de semelhanças e diferenças entre os pensamentos e interpretações.























Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade II:


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade III:

Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade IV:


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade V:


Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade VI:

Projeto Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade VII: