1º Dia: A Importância da Dinâmica em Sala de Aula Coordenadora Pedagógica Andreia Ramos
2º Dia:Mudanças ortográficas Prof. Anatalia Vieira
3º Dia: Qual a contribuição do Psicopedagogo no ambiente escolar Psicopedagoga Socorro Bernardes
O CEJA agradece a
significativa participação solidária da Profª Socorro em relação a problemática da psicopedagogia direcionada a alunos e professores.
A nossa equipe agradece a sua disponibilidade e dedicação.
4º Dia: Finalidades e Importância do PPP 2010
Profª Raylene Rêgo
Que Sintonia e que Maravilha foi Interpretarmos essa música após estudo e reavaliação do PPP da Instituição.
Como Uma Onda
Composição: Lulu Santos / Nelson Motta
Projetoo que foi sei lá De novo do jeito que já vi um dia
Tudo muda
Tudo sempre mudará
O ensino vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No Ensino
Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta prática lá fora
Aqui dentro sempre
Com uma dúvida no ar Com uma dúvida no ar Com uma duvida no ar Com uma duvida no ...
Nada do que foi será
De novo do jeito
Que já foi um dia
Tudo passa Tudo sempre passará
O Ensino vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No Ensino
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta prática lá fora Aqui dentro sempre
Com uma dúvida no ar Com uma dúvida no ar Com uma duvida no ar Com uma duvida no ar Com uma duvida no ar Com uma duvida no ar
Contribuir constantemente com a melhoria das condições educacionais da comunidade, visando assegurar uma educação de qualidade aos educandos por meio de um ambiente inovador, problematizador, dinamizador, que resgata, valoriza e vivencia o respeito ao outro.
IV - Objetivo Amplo do CEJA
Desenvolver trabalhos e realizar atividades que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças do Ensino Infantil (Educação Infantil) e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, considerando os aspectos: físico-motor, sócio-afetivo e intelectual que possibilitam o aprimoramento de suas competências e habilidades individuais e coletivas.
Referencial da Instituição
O PPP do CEJA está pautado nos Planejamentos Estratégico e Participativo defendidos por Danilo Gandin e Carlos Henrique Carrilho Cruz; e na Pedagogia de Projetos, que teve como precursor John Dewey.
A Proposta de Planejamento Estratégico e Participativo leva a identificação do Marco Operativo de cada área de atuação e assim transforma a avaliação em instrumento de crescimento para toda a equipe em seus diferentes setores.
A proposta adotada pelo CEJA incentiva a ação participativa e a teoria logo passa a ser algo prático e real.
De 14/06 a 04/07 De 28/06 a 02/07 -Semana Pedagógica Dia 05/07- Retorno àsaulas
Semana Pedagógica 2010CEJA
II Semestre
Período: De 30/06 a 05/07/2010
Atenção!
A Semana Pedagógica foi elaborada de acordo com os temas sugeridos pelos educadores na última Assessoria Pedagógica do I semestre. O CEJA preza pela participação de todos envolvidos diante do processo educativo.
O PPP da Instituição é claro no que diz respeito à filosofia, meta, objetivo, fundamentação teórica e metodologia adotada, por isso procura construir suas atividades e ações por meio da Pedagogia de Projeto e do Planejamento Participativo.
Dia
Horário
Temática
Facilitadora/ Mediadora
Observação
28/06
7h30 as 9h15
Acolhida aos professores
X
Andreia Ramos
Coordenação
Pedagógica
Abertura da Semana Pedagógica
28/06
9h15 as 9h30
Entrega de pastas e crachás da Semana Pedagógica
Leonarda Gomes
Setor Pessoal
29/06
7h30 as 9h30
A Nova Ortografia
Anatalia Gomes
29/06
9h45 as 11h30
Oficina Ortográfica
Anatalia Gomes
30/06
7h30 as 9h30-
Palestra :
Qual a contribuição do Psicopedagogo no ambiente escolar
Psicopedagoga Socorro Bernardes
30/06
9h45 as 11h30
Direcionamento
Psicopedagógico
para o
II Semestre
Psicopedagoga Socorro Bernardes
01/07
7h30 as 9h30-
Palestra: A Impotância do PPP para as Instituições
Lembrando que estas são apenas sugestões de atividades escolares para o Dia dos Pais, você também pode criar a sua. Abaixo, você encontrar algumas atividades escolares para o Dia dos Pais infantis, assim como desenhos para colorir e pintar, veja:
A leitura, a interpretação de texto de
diferentes formas e a escrita são dificuldades não só das disciplinas de Língua
Portuguesa e literatura, mas sim de todas as demais disciplinas.
Os alunos precisam ser capazes de compreender
qualquer tipo de texto. Necessitam ler e compreender o que visualizam e não
apenas decodificarem signos da língua e a literatura nesse contexto aparece
como contribuinte diante da formação dos novos leitores, por ser considerado
instrumento que pode incentivar e desenvolver hábitos de leitura auxiliar para
todas as áreas (disciplina).
Para tanto, o Projeto visa contar diversas
atividades; dentre elas: varal de leitura, roda de leitura, dramatizações, pesquisas,
Reconto da Literatura; Hora da novidade; bom dia coletivo; Oficinas.
Objetivo
Geral:
Motivar os educadores do CEJA, responsáveis pela
área de Literatura Infantil do Ensino Fundamental para que venham desenvolver
práticas didáticas pedagógicas voltadas ao incentivo da leitura e interpretação
de textos e gravuras literárias no espaço escolar. Bem como explorar
adequadamente os livros de literaturas adotados pela escola de acordo com cada
série.
Recursos
e meios para execução:
Os livros selecionados são da Editora Positivo, obedecendo
a série da criança.
A professora fará fichas padronizadas para que
cada criança pesquisa apenas uma palavra e leve para o varal de leitura. Assim
durante a semana as crianças deverão ser incentivadas a consultarem as palavras
pesquisadas para enriquecimento do seu vocabulário e socialização na semana
posterior.
- Pesquisa
em dicionário das seguintes palavras:
1- Caracol
2- Caramanchão
3- Carambola
4- Camelo
5- Caraminhola
6- Caramujo
7- Lesma
8- Centopéia
9- Louva-a-deus
10- Tatuí
11- Gastrópode
12-
Risadagem
13- Brejo
14-
Preconceito
15-
Borboletear
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
I/ Unidade I: Varal de Leitura
Pesquisando, Compreendendo e Aprendendo o
significado da palavra:
A professora orientará a turma para que cada
aluno leia em casa ou em momentos na própria escola as páginas por ela
sugerida.
As páginas deverão ser as mesmas para todos os
alunos, para que na roda de leitura todos socializem o que compreenderam.
As
paginas ficarão assim estabelecidas para cada dia:
I Unidade
·Páginas
3 a 5
·Páginas
6 a 8
·Páginas
9 a 11
·Páginas
12 e 13
·Páginas
14 a 16
II Unidade
·Páginas
17 a 19 (Sendo que as p. 17 e 19, referem-se só à leitura de imagem)
·Páginas
20 a 22
·Páginas
23 (leitura de imagem) a 25
·Páginas
26 a 29
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade III
Unidade II: Leitura e Interpretação Individual
A professora criará questões abertas
significativas a partir da Literatura: Caraminholas de Barrigapé, já explorada
de diferentes formas a partir da Unidade I.
As crianças registrarão suas respostas e depois
debaterão em sala de aula.
A professora avaliará as respostas individuais e
coletivas registradas pelas crianças.
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
IV
Unidade II: Recriando e Reinventando
A professora orientará as crianças para que
individualmente, recriem ou recontem a Literatura explorada.
Serão necessárias 4 (quatro) folhas de ofício verdes
dobradas ao meio, perfazendo uma total de 16 páginas. Ou seja, 14, porque uma
folha servirá de capa para o material.
A própria reproduzirá, colocará o nome do autor
e ilustrador. E acrescerá o seu nome logo no final da página com o seguinte
título:
RECRIAÇÃO: (Nome do
aluno)
OU SEJA
AUTORIA: Marcos Bagno
ILUSTRAÇÃO: Cris Eich
RECRIAÇÃO: Nome do aluno
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Atividade
V
Unidade II: Lendo, Interpretando,
Dramatizando.
A professora organizará uma dramatização com a
turma, em cima da história.
Podem ser utilizadas caracterizações de
personagens, fantoches, dedoches, avental, musicas, cartazes, dentre outros
para culminância.
Vale ressaltar que a (s) atividade(s) escolhida
(s), será socializada com toda a comunidade escolar, como Hora da Novidade, Bom
dia Coletivo ou Hora do Conto.
Projeto
Literatura Infantil/ 2010
Unidade I/ 4º e 5º ano
Atividade
I: Varal de Leitura
a) Lendo e Compreendendo o significado da imagem
da página 8/ Registre a sua compreensão fazendo uso da escrita:
Observação: A atividade I deverá ser exposta no
varal de leitura para que cada aluno escolha uma diferente da sua para fazer a
leitura individual e silenciosa. Pode se levada para casa.
No dia seguinte as atividades serão socializadas
e todas as crianças se posicionarão expressando o registro do colega na
atividade; já que não está mais com a sua produção e sim com a do outro
(aluno).
A atividade possibilitará a identificação de
semelhanças e diferenças entre os pensamentos e interpretações.