CEJA- Centro Educacional Jorge Amado
Projeto: CEJA, redescobrindo valores
Coordenação Pedagógica: Andréia Ramos / Assessoria Pedagógica: Raylene Rêgo
Elaboração: Direção, Educadores, Coordenação e Assessoria Pedagógicas.
Execução: 2010
Público Alvo: Educação Infantil ao 5º do Ensino fundamental
Objetivo Geral:
Incentivar os alunos a conhecerem os valores que norteiam a vida em sociedade em prol das transformações no seu próprio meio de maneira abrangente, conscientizando-os para os valores natos adquiridos com a família e dos valores que deverão ser assimilados na escola.
Justificativas:
Observando que a convivência pacífica depende de fatores básicos, e percebendo a importância do convívio social e afetivo desde a infância a fase adulta, o CEJA, vem proporcionar por meio do Projeto: Redescobrindo Valores; o resgate de costumes, a ampliação de conhecimentos sobre diferentes valores e assim, despertar e desenvolver habilidades em cada criança para que se torne atuante na sociedade.
I Unidade
Slogan: Eu e meus valores:
Amizade- 2ª quinzena de fevereiro
Cooperação- 1ª quinzena de março
Respeito- 2ª quinzena de março
Responsabilidade- 1ª quinzena de abril
Objetivos Específicos IUnidade :
*Compreender o sentido da palavra amizade;
*Incentivar os alunos a valorizarem os amigos;
*Desenvolver atividades e dinâmicas que assimilem valores vivenciados;
*Confeccionar jogos proporcionando a cooperação;
*Promover momentos de integração com os colegas;
*Resgatar hábitos e costumes relacionados ao respeito;
*Desenvolver hábitos de responsabilidade;
*Identificar personalidades que se destacaram por atos de valores;
*Estimular a pratica de boas maneiras;
II Unidade
Slogan: Eu e meus sentimentos:
Carinho- 2ª quinzena de abril
Amor- 1ª quinzena de maio
Dedicação- 2ª quinzena de maio
Alegria- 1ª quinzena de junho
Objetivos Específicos I Unidade :
*Compreender o sentido da palavra carinho;
*Incentivar os alunos a
valorizarem o Amor ao próximo;
*Desenvolver atividades e dinâmicas
que assimilem valores vivenciados;
*Confeccionar jogos que despertem a dedicação;
*Promover momentos alegres de integração com os colegas;
*Resgatar hábitos e costumes
relacionados ao amor, ao carinho, a dedicação;
*Identificar personalidades que se
destacaram por atos de amor e dedicação;
III Unidade
Slogan: Eu e minhas atitudes:
União- 2ª quinzena de junho
Paciência- 1ª quinzena de julho
Bom Humor- 2ª quinzena de julho
Verdade- 1ª quinzena de agosto
Honestidade- 2ª quinzena de agosto
Liberdade- 1ª quinzena desetembro
Objetivos Específicos III Unidade :
IV Unidade
Slogan: Eu e
meus sentimentos:
Fé- 2ª quinzena de setembro
Felicidade- 1ª quinzena de outubro
Disciplina- 2ª quinzena de outubro
Solidariedade- 1ª quinzena de novembro
Paz- 2ª
quinzena de novembro
Metodologia/Atividades IUnidade:
*Atividades xerocadas; no caderno; nos livros. Todas relacionadas aos valores trabalhados na Unidade 1;
*Leitura e interpretação de texto;
*Pesquisas;
*Entrevistas;
*Simulado
*Excursão no bairro e nas cidades de Juazeiro e Petrolina
*Debates
*Seminários
*Oficinas
*Palestras
*Produções de textos diversos;
* Produções textuais referentes ao valor “Respeito”: cada criança produzirá um texto contínuo a partir de ações que realizarem em seu lar, ao ajudarem seus pais nos afazeres domésticos.
*Teatro;
*Paródias;
*Músicas
*Confecção de cartazes e jogos
*Hora da novidade;
*Portfólio
Recursos IUnidade:
Cadernos, livro, lápis, papéis diversos, som, cd, cola, pincel, borracha, fantoches, pincel atômico, jornal, gibi, revistas, computador, quadro, jogos; transporte, alimentação.
Etapas Previstas I I Unidade:
*Carnaval: 12/02/10
*Dia do Circo: 15/03/10
*Dia Internacional da Mulher: 08/03/10
*Dia da Poesia: Recital de Poesias 14/04/10
Culminâncias específicas I Unidade:
-Amizade: Correio da amizade e amigo secreto
-Cooperação: Tutores Mirins
-Respeito: Intercâmbio Recíproco
-Responsabilidade: Produção Textual “Cooperando no meu Lar”: Dramatização a partir das produções.
* Observação: A produção “Cooperando no meu Lar” será utilizada para compor o material da noite de autógrafos dos alunos.
Culminância geral I Unidade:
Etapas Previstas I I
Unidade:
*Dia do Indio: 19/04/10
*Dia das Mães:
08/05/10
*III Feira da Famíli: 12/06/10
Culminâncias específicas I Unidade:
-Carinho: Exposição/ Resgatando e Valorizando costumes indígenas
-Amor e Dedicação: Festa - Mamães na Copa
-Alegria: Feira da Família/ Copa do Mundo
*III Feria da Família: 12/06/10
Tema da Feira: Copamado
Avaliação (I, II, III e IV etapa)
Nesta unidade a avaliação foi
realizada através da observação, da participação, das atividades
propostas tanto individuais quanto coletivas, proporcionando um
aprendizado de qualidade ao educando tornando-o critico e ativo na
sociedade.
“Não se
fala em educação sem amor.”
(Paulo Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário