segunda-feira, 3 de maio de 2010

Festa da Mães 2010


                        A     
                   NOTÍCIA      



Ano: 2010         N°: 001                        JUAZEIRO – BA, 04 de maio de 2010.                       EDIÇÃO ESPECIAL

A festa das Mães do CEJA promete!!

Dia 08 de maio de 2010 acontecerá na Escola Jorge Amado a festa “Mamãe na Copa”, e todas as convocadas deverão vir caracterizadas de acordo o tema, onde degustarão um delicioso jantar e participarão de bate-bola divertido com brindes interessantes.
Começará às 19:00h do sábado.
A Equipe Jorge Amado e seu(s) filho(s) torcerão pela sua presença!
Divirta-se de montão, com amor e cooperação.                                                                                                                     

Massa para Biscuit


segunda-feira, 12 de abril de 2010

PROJETO ANUAL 2010: CEJA, REDESCOBRINDO VALORES


CEJA- Centro Educacional Jorge Amado

Projeto: CEJA, redescobrindo valores
Coordenação Pedagógica: Andréia Ramos / Assessoria Pedagógica: Raylene Rêgo
Elaboração: Direção, Educadores, Coordenação e Assessoria Pedagógicas.
Execução: 2010
Público Alvo: Educação Infantil ao 5º do Ensino fundamental

Objetivo Geral:
Incentivar os alunos a conhecerem os valores que norteiam a vida em sociedade em prol das transformações no seu próprio meio de maneira abrangente, conscientizando-os para os valores natos adquiridos com a família e dos valores que deverão ser assimilados na escola.

Justificativas:
Observando que a convivência pacífica depende de fatores básicos, e percebendo a importância do convívio social e afetivo desde a infância a fase adulta, o CEJA, vem proporcionar por meio do Projeto: Redescobrindo Valores; o resgate de costumes, a ampliação de conhecimentos sobre diferentes valores e assim, despertar e desenvolver habilidades em cada criança para que se torne atuante na sociedade.

I Unidade
Slogan: Eu e meus valores:
Amizade- 2ª quinzena de fevereiro
Cooperação- 1ª quinzena de março
Respeito- 2ª quinzena de março
Responsabilidade- 1ª quinzena de abril
Objetivos Específicos IUnidade :
 *Compreender o sentido da palavra amizade;
 *Incentivar os alunos a valorizarem os amigos;
*Desenvolver atividades e dinâmicas que assimilem valores vivenciados;
*Confeccionar jogos proporcionando a cooperação;
*Promover momentos de integração com os colegas;
*Resgatar hábitos e costumes relacionados ao respeito;
*Desenvolver hábitos de responsabilidade;
*Identificar personalidades que se destacaram por atos de valores;
*Estimular a pratica de boas maneiras;

II Unidade
Slogan: Eu e meus sentimentos:
Carinho- 2ª quinzena de abril
Amor- 1ª quinzena de maio
Dedicação- 2ª quinzena de maio
Alegria- 1ª quinzena de junho
Objetivos Específicos I Unidade :
 *Compreender o sentido da palavra carinho;
 *Incentivar os alunos a valorizarem o Amor ao próximo;
*Desenvolver atividades e dinâmicas que assimilem valores vivenciados;
*Confeccionar jogos que despertem a dedicação;
*Promover momentos alegres de integração com os colegas;
*Resgatar hábitos e costumes relacionados ao amor, ao carinho, a dedicação;
*Identificar personalidades que se destacaram por atos de amor e dedicação;


III Unidade
Slogan: Eu e minhas atitudes:
União- 2ª quinzena de junho
Paciência- 1ª quinzena de julho
Bom Humor- 2ª quinzena de julho
Verdade- 1ª quinzena de agosto
Honestidade- 2ª quinzena de agosto
Liberdade- 1ª quinzena desetembro

Objetivos Específicos III Unidade :

IV Unidade
Slogan: Eu e meus sentimentos:
Fé- 2ª quinzena de setembro
Felicidade- 1ª quinzena de outubro
Disciplina- 2ª quinzena de outubro
Solidariedade- 1ª quinzena de novembro
Paz- 2ª quinzena de novembro


Objetivos Específicos IV Unidade :


Metodologia/Atividades IUnidade:
*Atividades xerocadas; no caderno; nos livros. Todas relacionadas aos valores trabalhados na Unidade 1;
*Leitura e interpretação de texto;
*Pesquisas;
*Entrevistas;
*Simulado
*Excursão no bairro e nas cidades de Juazeiro e Petrolina
*Debates
*Seminários
*Oficinas
*Palestras
*Produções de textos diversos;
* Produções textuais referentes ao valor “Respeito”: cada criança produzirá um texto contínuo a partir de ações que realizarem em seu lar, ao ajudarem seus pais nos afazeres domésticos.
*Teatro;
*Paródias;
*Músicas
*Confecção de cartazes e jogos
*Hora da novidade;
*Portfólio

Recursos IUnidade:
Cadernos, livro, lápis, papéis diversos, som, cd, cola, pincel, borracha, fantoches, pincel atômico, jornal, gibi, revistas, computador, quadro, jogos; transporte, alimentação.

Etapas Previstas I I Unidade:
*Carnaval: 12/02/10
*Dia do Circo: 15/03/10
*Dia Internacional da Mulher: 08/03/10
*Dia da Poesia: Recital de Poesias 14/04/10


Culminâncias específicas I Unidade:
 -Amizade: Correio da amizade e amigo secreto
-Cooperação: Tutores Mirins
-Respeito: Intercâmbio Recíproco
-Responsabilidade: Produção Textual “Cooperando no meu Lar”: Dramatização a partir das produções.
* Observação: A produção “Cooperando no meu Lar” será utilizada para compor o material da noite de autógrafos dos alunos.

Culminância geral I Unidade:
*Festa da Páscoa: 31/03/10




Etapas Previstas I I Unidade:
*Dia do Indio: 19/04/10
*Dia das Mães: 08/05/10
*III Feira da Famíli: 12/06/10

Culminâncias específicas I Unidade:
 -Carinho: Exposição/ Resgatando e Valorizando costumes indígenas
-Amor e Dedicação: Festa - Mamães na Copa
-Alegria: Feira da Família/ Copa do Mundo

Culminância geral II Unidade:
*III Feria da Família: 12/06/10
Tema da Feira: Copamado

Avaliação (I, II, III e IV etapa)
Nesta unidade a avaliação foi realizada através da observação, da participação,  das atividades propostas tanto individuais quanto coletivas, proporcionando um aprendizado de qualidade ao educando tornando-o critico e ativo na sociedade.                            

“Não se fala em educação sem amor.”
                  (Paulo Freire)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Cantigas

A ARCA DE NOÉ- VINICÍOS DE MORAES


SITE DO NOSSO QUERIDO POETINHA:

http://www.viniciusdemoraes.com.br/
http://www.memoriaviva.digi.com.br/vinicius/






Sete em cores, de repente
O arco-íris se desata
Na água límpida e contente
Do ribeirinho da mata.
O sol, ao véu transparente
Da chuva de ouro e de prata
Resplandece resplendente
No céu, no chão, na cascata.

E abre-se a porta da Arca
Lentamente surgem francas
A alegria e as barbas brancas
Do prudente patriarca

Vendo de longe aquela serra
E as planícies tão verdinhas
Diz Noé: que boa terra
Pra plantar as minhas vinhas

Ora vai, na porta aberta
De repente, vacilante
Surge lenta, longa e incerta
Uma tromba de elefante.

E de dentro de um buraco
De uma janela, aparece
Uma cara de macaco
Que espia e desaparece.

“Os bosques são todos meus“
Ruge soberbo o leão
“Também sou filho de Deus”
Um protesta e o tigre- “não”

A Arca desconjuntada
Parece que vai ruir
Entre os pulos da bicharada
Toda querendo sair.

Afinal com muito custo
Indo em fila os casais
Uns com raiva outros com susto
Vão saindo os animais.

Os maiores vêm à frente
Trazendo a cabeça erguida
E os fracos, humildemente
Vêm atrás, como na vida.

Longe o arco-íris se esvai
E desde que houve essa história
Quando o véu da noite cai
Erguem-se os astros em glória
Enchem o céu de caprichos
Em meio à noite calada
Ouve-se a fala dos bichos
Na terra repovoada.




A BARCA VIROU


A barca virou,
No fundo do mar,
Porque a (nome da pessoa)
Não soube remar.
Adeus (nome da pessoa) !
Adeus, Maranhão !
Adeus, (nome da pessoa) !
Do meu coração !

Essa cantiga é uma variação de “A Canoa Virou” e pode ser usada em brincadeira de roda.
Como usar em brincadeira de roda:
As crianças de mãos dadas formam uma roda e giram cantando. A criança cujo nome foi mencionado nas quadras, sai da roda.
Repetem-se as quadras, citando-se o nome de cada criança que estava à esquerda daquela que saiu. Prossegue a brincadeira até que a roda desapareça.


BORBOLETINHA

Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a vizinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
Nariz de pica pau